sexta-feira, 23 de abril de 2010

Urbanização e Industrialização


Primeiramente devemos compreender a industrialização como um fenômeno que vai além das simples instalações de fábricas em um lugar. Do modo geral, podemos defini-los como processo em que a atividades industriais passar a comandar a economia de uma sociedade, tornando todas as atividades subordinadas a ela.

A industrialização brasileira



Desde o inicio da industrialização brasileiro, Região Suldeste tem a maior concentração industrial do Brasil, destacam-se o estado de São Paulo e a região metropolitana da capital.


na decada de 1970 o estado de São Paulo era responsável por 58,42% na decada de 1990 esses indices passaram a ser,respectivamente, 52,83% é 58,92%esses dados mostram que, aparte da decada de 1990, vem ocorrendouma relativa desconcentração industrial. Isso decorre entre outros fatores do elevado custo de terrenos, alugueis e impostos, dos congestionamento nas vias de circulação e seus salários mais altos que de outros regiões.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

População basileira



O Brasil possui 184.184.264 de habitantes (IBGE 2006) , mas a distribuição da população não está distribuida igualmente pelo Brasil: em algumas regiões onde se aglomeram muitas pessoas, e em outras regiões, o número de habitantes é muito pequeno.

A distribuição da população brasileira reflete a desigualdade economica entre as regiões. O Sudeste, com cerca de 924.511 km² é a região mais povoado do Brasil, isto é, que apresenta a maior desidade demográfica, são aproximadamente 78 habitantes por km², já a região Norte é a menos povoada, com uma densidade demográfica em torno de 3 habitantes por km².

Territorio brasileiro



O Brasil é o 5º país do mundo, com uma área de 8.514.876 km². Os países que superam essa área são: Rússia, Canadá, China e EUA.

Essa imensa expansão territorial do Brasil é causada por varias conquistas a partir de 1500 pelos portugueses quando ocorreu a chegada dos colonizadores, isso ficou conhecido como "descobrimento do Brasil" devemos lembra que os colonizadores portiugueses se apropriaram as terras de hoje e quando chegaram haviam apenas 4 milhões de pessoas, distribuídas entre mais de mil povos diferentes: os indígenas, como foram chamados pelos europeus pois achavam que tinham chegado a Índia.